Eutanásia: Nada Dura para Sempre – Sidney Sheldon
Kat, Betty e Paige são as únicas mulheres em um grupo de médicos residentes de um hospital de São Francisco. Além de trabalharem juntas, elas dividem o mesmo apartamento e protagonizam situações, no mínimo, insólitas. Mas o grande envolvimento da narrativa se dá porque uma delas, acaba perdendo um de seus pacientes e é acusada de assassinato, quando na verdade, foi o paciente que pediu para que ela o matasse, em função do grande avanço da sua enfermidade e por não ver a cura para isso. O livro é muito envolvente e a verdade só aparece nas páginas finais, mas a reflexão que se dá sobre o tema, é extremamente intensa. Mega recomendo a leitura.
Bipolaridade: Dançando Sobre os Cacos de Vidro – Ka Rancoulk
Este foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida e esse livro foi responsável por eu nunca mais usar o termo “bipolar” de forma leviana. No enredo, temos a Lucy, casada com o Mike e ele é bipolar. O livro fala da dificuldade da doença do Mike e explica como essa doença acontece dentro do cérebro das pessoas que a tem. Não é só uma questão de humor ou uma variação da depressão. A forma como a autora nos explica esse processo na vida do personagem, nos leva a entender que o assunto é muito sério e que a doença deve ser respeitada como qualquer outra e não motivo de piada.
Suicídio: Reconstruindo Amelia – Kimberly McCreight
Muitos livros atualmente tem abordado este tema e alguns livros são até melhores que este aqui, porém, seria um tremendo spoiler citar alguns. Escolhi este porque o livro, já nas páginas iniciais, sabemos que a Amélia se jogou do alto do prédio do colégio e então, a mãe dela, passa a entender como foram os últimos dias da filha e os motivos que levaram a filha a fazer o que fez. Eu gostei muito desta história e acredito que a leitura deste livro, abriria uma boa oportunidade de reflexão entre os adolescentes sobre este assunto. Suicídio é aquele tipo de tema que algumas pessoas acreditam que se não conversarmos sobre isso, isso deixará de existir, e na verdade, isso é uma grande mentira.
Pedofilia: Lolita – Vladimir Nabokov
Este livro traz um homem de 50 anos apaixonado por uma garota de 12. Ele chega a se casar com a mãe da menina para poder se aproximar da garota e sim, ele acaba se envolvendo fisicamente com ela e criando uma relação erótica e de dependência com a menina. Eu li este livro tem muito tempo e lembro que eu fiquei muito chocada com a situação. Sinceramente, não acho normal ou aceitável o que aconteceu na trama e para mim, o homem era um pedófilo. Porém além disso, o livro traz o tema para que possamos refletir e a discussão do tema, pode nos levar a entender a situação e identificá-la quando ela acontecer próxima a nós.
Incesto: Proibido – Thabita Suzuma
Acho que este é o tema mais polêmico de todos em função da desconstrução que é necessário fazer na nossa cabeça, para poder aceitar a situação que o livro propõe. Em primeiro lugar, eu ainda não li o livro, mas de tantos comentários e debates, poderia contar a história inteira. O livro conta sobre dois irmãos que se apaixonam, após um bom tempo cuidando dos irmãos menores e fazendo o papel de pai e mãe dentro de um lar totalmente disfuncional. Pretendo ler o livro em breve, mas este é o único que eu conheço que faz esta abordagem.
Dessa lista, só conheço Lolita e Proibido.