Vícios Literários

Olá pessoal, como vão vocês? Sabem de uma coisa? O que vou dizer agora pode causar muito desagrado em vários amantes da literatura, mas por favor, não me matem kkkkk. Meus argumentos podem não satisfazer a revolta de alguns mas pelo menos vão justificar meu ponto de vista sobre o assunto que vou abordar hoje: CAPAS DE LIVROS.

Vamos lá gente, atire a primeira pedra quem nunca comprou ou se interessou por um livro apenas por ter visto a capa? Aposto que em alguma situação da sua vida, pelo menos uma, você viu aquela capa linda que lhe chamou a atenção e fez o resto do livro conquistar seu coração… BÉÉÉÉÉÉ (uma tentativa frustrada de utilizar uma onomatopeia que indique um alarme/buzina kkkkk)!!!! Apresso-me em tentar alerta-los meus caros, que essa prática pecaminosa é totalmente viciante e pode por em risco sua saúde mental ! Isso mesmo que você acabou de ler! SAÚDE MENTAL!

Eu sou a prova viva de que isso pode virar um vício! Antes eu era uma simples leitora que independente da capa, sempre estava em busca de leituras novas, e ia em busca da sinopse em primeiro lugar para ver se o conteúdo do livro me interessaria. Porém, chegou o dia em que, enquanto perambulava pelas estantes de uma livraria, eu me deparei com o livro mais lindo do mundo. E quando eu digo mais lindo eu me refiro à capa, e não necessariamente ao conteúdo. Digo isso porque assim que vi aquela capa, meu primeiro instinto foi comprar o livro porque ele era lindo e não porque ele poderia ter uma boa história.

Hoje em dia nem lembro mais qual era o livro que tanto me encantou pela aparência, mas desde então peguei essa irritante mania de primeiro avaliar a capa, se é bonita e se ficará legal na minha estante. Obviamente que a sinopse será a palavra final, se devo ou não comprar o livro pelo conteúdo. Mas chega a ser um deleite quando me deparo com um livro, de capa bonita (se a capa for dura então… estou no paraíso) e com uma boa história.

Vocês devem estar se perguntando onde é que entra a parte que eu surto quanto ao risco desse vício. Pois bem, vou apenas colocar a seguinte situação, e vocês avaliarão o nível do perigo. Imagine você se deparar com um livro com a capa mais linda que você ja viu (fica a critério de cada um, avaliar o que é uma capa bonita para você), uma capa que ficaria simplesmente enfeitando a sua estante de livros inteira de tão linda que é. E depois desse encontro mágico entre você e a capa, você tem o desesperador choque de realidade em descobrir que o conteúdo/história do livro é a mais decepcionante/desinteressante que você já se deparou. Me diga se isso não faz a alma de um leitor (ou melhor, a alma de um leitor consumista/acumulador) se revirar em sofrimento?!?!

Tudo bem, talvez eu esteja exagerando um pouquinho kkkkk. Mas depois dessa obsessão que desenvolvi por capas, passei a sempre me interessar pelos livros primeiramente observando a capa e me frustrando caso a história seja chata ou um livro com um ótimo conteúdo tivesse uma capa feia.

Bom pessoal, esse foi o desabafo de hoje. Até mais!

Espalhe isto!

Um pensamento em “Vícios Literários

Deixe um comentário

Clube do Gueto