Titulo: 1984
Autor: George Orwell
Editora: Campanhia das letras
Páginas: 416
Resenha
O livro traz a história de Winston no ano de 1984 em Londres, na Oceania que pertence a superpotência controlada pelo partido totalitário comandado pelo líder Grande irmão. O Winston pertence ao partido externo que é a classe social intermediaria ao núcleo do partido, as privilegiadas além da Oceania existem outras superpotências a Eurásia e a Lestásia que ficam constante em guerras entre si.
Winston vive aprisionado e tendo que aceitar o sistema vigente, não suportando mais acaba se rebelando contra o sistema, conhece Julia por quem se apaixona e ambos acabam fazendo parte de uma revolta secrete contra o partido, que acaba os unindo mais, pelo fato de o amor entre si e pelo desejo de liberdade.
Frase favorita
“Os fatos, pelo menos, não podiam ser mantidos ocultos. Era possível desvendá-los por meio de investigações, extraí-lo de você como o recurso da tortura. Mas… e se seu objetivo não fosse permanecer vivo, e sim permanecer humano? Que diferença isso faria no fim? Eles não tinham como alterar seus sentimentos: aliás, nem mesmo você conseguiria alterá-los, mesmo que quisesse. Podiam arrancar de você até o último detalhe de tudo que você já tivesse feito, dito ou pensado; mas aquilo que estava no fundo de seu coração, misterioso até para você, isso permaneceria inexpugnável.”
Sempre vejo esse livro nos “Mais Vendidos” das livrarias. Gostei da resenha porque me fez ver que não é algo que leria no momento.
Leia Van 😂👏