Kindred: Laços de Sangue – Octavia Butler

Ao terminar Kindred – Laços de Sangue, livro de Octavia E. Butler, respirei fundo e pensei no que tinha lido e chorei muito. Foi uma leitura arrastada, enjoei várias vezes, pensei em abandonar o livro, e confesso que esperava mais de uma ficção científica que se mistura com a história da escravidão americana.

Ao mesmo tempo que isso passava pela minha cabeça, não deixava de pensar em dois outros livros que li esse ano, “Eu, Tituba, Feticeira – Negra de Salém” e “Baratas”, ambas leituras incríveis. Tituba tem mais a ver com o assunto abordado em Kindred, a escravidão e toda a dolorosa vida que os escravos americanos passaram. Já em Baratas o assunto foi a intolerância entre etnias na África que culminou com o genocídio dos Tutsis.

E os três livros se encontram: Falam em sua essência de histórias tristes e violências sofridas por pessoas negras. Em Tituba, assim como em Kindred, a violência era direta. O homem branco subjugando o homem negro, impondo à natureza humana uma classe diferente inexistente (como se não fossemos todos iguais). Em Baratas, a ação do homem branco era indireta, belgas e alemães insuflavam a discórdia entre as tribos, usaram as diferenças tribais para controlar a região.

Parece fácil dizer que o homem branco é um monstro diante das evidências, parece igualmente fácil dizer que hoje estamos num processo diferente de desenvolvimento e luta por direitos… Só que não estamos… E tudo só parece!

Enquanto houver ser humano que acredite que a cor da pele é motivo suficiente para manter ou não o poder uns sobre os outros, haveremos de nos manter em luta constante para conseguirmos garantir aos negros o direito humano mais sublime de todos: o direito a vida!

Continuo acreditando que podemos todos viver de forma harmônica com respeito e tolerância. Continuo acreditando que um dia teremos Governos para um povo diverso, cheio de diferentes cores, credos, gêneros e idades e que todxs possam ser verdadeiramente felizes.

Esses três livros falaram sobre sofrimentos, mas também nos ensinam sobre fraternidade, tolerância e respeito.

Texto originalmente publicado no Instagram da usuária (@heloisanazi).

Espalhe isto!

2 pensamentos em “Kindred: Laços de Sangue – Octavia Butler

  1. Sim, Beatriz, é um livro que mais que ficção cientifica, nos mostra como a humanidade precisa pensar sobre sua conduta diante do racismo. A Octavia Butler é uma das escritoras mais importantes da Ficção Científica. Espero que você possa ler a Octavia.

Deixe um comentário

Clube do Gueto