CAROLINA MARIA DE JESUS

Apesar de ter vendido 10 mil cópias de seu primeiro livro em uma semana, Carolina Maria de Jesus é uma autora brasileira pouco conhecida. Nascida em Minas Gerais, em uma comunidade rural, ela começou a frequentar a escola aos sete anos, onde aprendeu a ler e escrever. Após a morte de sua mãe, ela se mudou para São Paulo – desempregada e grávida, instalou-se na favela de Canindé, na Zona Norte da capital paulista. O hábito da escrita veio com a intenção de retratar o cotidiano da favela nos cadernos que recolhia como catadora de papel.

Com Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada (1960) traduzido para 16 idiomas e vendido em 40 países, Carolina ganhou destaque e se mudou para Santana, em São Paulo. De lá foi para Parelheiros, região com atmosfera de interior, local que lhe lembrava a infância. Ainda viva, publicou mais três livros; após falecer de insuficiência respiratória em 1977, aos 62 anos, outros seis foram publicados – tudo baseado nos diários e anotações feitos por ela durante a vida. Carolina Maria de Jesus dá nome à escola que é parte da trama de Segunda Chamada, nova série da Rede Globo que estreia nesta terça-feira (08/10).

Abaixo, confira 5 livros para conhecer melhor a escritora brasileira. E se quiser se aprofundar ainda mais, não deixe de ler Carolina: uma biografia (Editora Malê), de Tom Farias.

Espalhe isto!

Deixe um comentário

Clube do Gueto