A Guerra dos Tronos – As Crônicas de Gelo e Fogo

 

Título: A Guerra dos Tronos – Crônicas de Gelo e Fogo

Autor: George R. R. Martin

Editora:  Suma

Páginas: 694

 

Um conflito multilateral, sem protagonista, sem favoritismos, o jogo múltiplo pelo poder representado pela figura do Trono de ferro nas terras de Westeros, onde honra e dever de misturam e dissolvem entre conspirações e traições entre todas as grandes casas na disputa que garantirá sobrevivência por mais 1000 anos para o vencedor.

A história se inicia com um prelúdio misterioso, onde os patrulheiros da guarda da noite, importante e decaída ordem responsável por proteger o reino de uma antiga e esquecida ameaça ao mundo dos homens, misteriosamente desaparecem. Ao mesmo tempo, nas terras mais quentes do sul, Jon Arryn,  Mão do rei, falece, o que força o rei Robert Baratheon a buscar um substituto apto a governar. Seu escolhido, Eddard Stark, lorde protetor do norte, vê-se sem escolha a não ser aceitar a oferta, em vista das suspeitas de traição contra o seu rei.

Minha opinião:

O título que serviu de base para a criação da série igualmente famosa mostra-se  e uma complexa e imprevisível leitura. A perspectiva de vários personagens em uma só história atribui a obra o ponto único de não haver protagonistas de fato, ou no mínimo protagonismo, pois personagens que se mostram no ápice de seus ganchos literários em um capítulo podem desaparecer ou morrer de forma repentina e misteriosa. Dessa forma, para olhos não hábeis, a desenvoltura da história pode passar desapercebida, como é da forma de agir do autor, mas detalhes jogados em pontos quase esquecidos da história indicam sempre pistas do que viria a acontecer.

A história se desenvolve cheia de tramas e de diversos personagens, onde nem sempre o(s) protagonista(as) tem importância, o que dá dinamismo a história em si. O mais recomendado é: não e apegue a ninguém.

Frase favorita:

” Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre.
Não existe meio-termo.”

 

Espalhe isto!

5 pensamentos em “A Guerra dos Tronos – As Crônicas de Gelo e Fogo

Deixe um comentário

Clube do Gueto