Olá meus caros companheiros de leitura! Como estão? Estou aqui para desabafar com vocês sobre um assunto que me atormenta demasiadamente há um bom tempo. Um assunto que envolve uma preciosidade a qual indentificamos e denominados como livros rsrsrs.
Eu não sei vocês, mas acredito que não há maior empolgação por parte de uma assíduo leitor do que estar em busca de um bom livro para se comprar. Ainda mais quando se tem várias promoções em livrarias ou várias opções em sebos. Porém, sempre chegamos à decepção iminente, e não só por causa do preço dos livros, mas também e principalmente, por causa do frete cobrando na entrega dos livros.
Pessoal, vocês não tem ideia (na verdade acho que vocês tem e muita kkkk) de como é passar vários dias percorrendo pelos cantos mais diversos das plataformas e comércios literários em busca de um preço aceitável ou promocional para comprar aquele livro tão almejado. E a pior situação possível é quando finalmente se encontra a grande promoção e você finalmente manda o produto para o carrinho de compras e se depara com o valor final. E BUM! O terror se espalha por todas as pequenas células que compõe esse corpinho amante de literatura, quando você lê aquelas 5 letras traumáticas: F R E T E. As vezes o frete chega a custar quase o dobro do valor do livro, desvalorizando totalmente a promoção do mesmo e desanimando-me de continuar com a compra. E não vou nem mencionar quando existe mais de um livro na opção de compras. É nessas horas que o preço do frete vai nas alturas!
Muitas perguntas correm na minha cabeça quanto a esse grande bicho papão. Qual o motivo de ser tão caro o frete de um livro? É só no Brasil que se é cobrado esse valor exorbitante ou esse é um pesadelo universal? Realmente é justo o valor cobrado ou tem um “quê” de ganância e exploração por parte dos(as) entregadores(as)? Ainda não fiz a busca necessária para tentar encontrar respostas para tantas perguntas, mas quem já tiver algum entendimento sobre o assunto, fique a vontade para esclarecer-me as dúvidas e apaziguar meu pobre coraçãozinho de leitora.
Eu não tenho as respostas, mas compartilho destas mesmas dúvidas. Quantas vezes deixei de adquirir um livro por conta do valor do frete.