Titulo: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Cia das letras
Páginas: 190
Resenha
A história no livro ocorre durante a segunda guerra mundial e conta a história do menino Bruno, que morava em Berlim com seus pais, local onde era feliz, pois via pessoas felizes, tinha feiras, parques e outras crianças com as quais poderia brincar, entre elas os amigos Karl, Martin e Daniel.
Após algum tempo seus pais precisam mudar de Berlim para Haja Vista, pois o pai é um tenente nazista, coisa que Bruno desconhece o que seja, aliás, ele não sabe que o país está em guerra. Ao chegar no local que vai ser sua nova moradia, Bruno fica desolado, triste e incrédulo com a aparência do lugar, pois é de fato isolado e próximo de um campo de concentração.
O pequeno garoto odiava o local, pelo fato de não haver com quem brincar ou conversar, algo que o irritava profundamente, isso aliado ao fato de não gostar e se sentir inseguro com a presença do tenente Kother, um homem extremamente sério.
Com o tempo Bruno começa a ver pela janela de seu quarto um bairro distante, atrás de uma cerca alta e protegida, que lembrava de certa forma Berlim. Certo dia Bruno resolve ir e descobrir essa área, ao chegar no loca, vê que tudo está cercado por grades e acaba conhecendo um menino chamado Shumel, prisioneiro do campo com a família.
A amizade com o garoto judeu tornou-se forte, todos os dias eles se encontravam ali na cerca, e Bruno sempre trazia comida para o garoto Shumel. A cerca não impedia a amizade e os garotos ficavam por horas conversando. Bruno tinha curiosidade de como era o local, Shumel apenas dizia que trata-se de um lugar triste.
Certo dia um grande problema aflige Shumel e ele precisa da ajuda de Bruno, nesse momento nós vemos valores virem à tona como amizade, irmandade, compaixão e fidelidade. Esta é uma leitura que suscita o espírito do inconformismo e da indignação ao leitor, levando em conta as barbáries humanas.
Frase favorita
“Você é o meu melhor amigo. Meu melhor amigo para a vida toda.”
Chorei muito lendo esse livro.
É ele é triste Sabrina.