5 motivos para ler mais livros escritos por mulheres!
Já queria fazer essa lista há um tempo porque acho que é uma forma legal de debatermos o assunto!
Qual a sua opinião sobre esses motivos? Aproveita pra marcar aqui aquela amiga que precisa ler mais mulheres!
1- Igualdade e inclusão: É fato que muito já foi conquistado ao logo do caminho, mas as mulheres ainda estão longe de ter o mesmo prestígio que os homens no mercado editorial. Um exemplo claro é a discrepância de gênero dos vencedores do prêmio Nobel de Literatura – de 114 vencedores, até hoje apenas 14 foram mulheres. Isso não pode ser considerado normal, certo ?
2- Ampliação de narrativas: A história da literatura teve até hoje um protagonista muito bem definido: homem, branco e pertencente as classes sociais mais favorecidas, porém é fato que muitas outras narrativas foram deixadas de lado ao logo da história, especialmente de qualquer minoria( mulheres, negras, pobres, etc.) Para termos narrativas mais variadas e inclusivas precisamos dar mais visibilidade para pessoas que não se encaixem nesses padrões!
3. Emancipação financeira: Ao comprar um livro escrito por uma mulher, você está contribuindo para que ela possa ter condições de alcançar uma emancipação financeira proveniente do seu trabalho.
4- Nós vivemos em um mundo capitalista em que, consequentemente, as regras são ditadas pelo consumo. E é um movimento natural que as editoras deem preferência para lançar livros que tenham um maior número possível de vendas. Por isso nosso papel como consumidores é ter um consumo mais variados possível, compra mais livros escritos por mulheres,negrxs e entre outros. Assim, encontraremos mais e mais diversidade nos catálogos das editoras.
5- Autoconhecimento: Existe uma coisa que é muito importante para o nosso autoconhecimento como mulheres, mas talvez a gente ainda não tenha noção dessa importância porque tivemos muito pouco contato com ela; a nossa ancestralidade, o saber sobre nossa força. Tomar posse desse tipo de conhecimento passa necessariamente pela leitura ou contato com outras mulheres.