RESENHA – O Morro dos Ventos Uivantes

Autora: Emily Brontë

Editora: Principis

Número de páginas: 368 

Gênero: Romance Clássico; Tragédia.

Nota: 4 ⭐

Inicialmente a história se passa em 1801 na vila de Gimmerton, em Yorkshire, Inglaterra. 

O senhor Lockwood desejando se afastar da movimentada vida urbana, muda-se para a vila de Gimmerton, ou melhor para Granja de Thrushcross, um lugar mais afastado da vilazinha.

A casa alugada por ele, pertence ao senhor Heathcliff, que mora perto dali, subindo as colinas da região, no Morro dos Ventos Uivantes.

A residência de Heathcliff é peculiarmente assustadora e curiosa, recebendo esse nome justamente por estar em um lugar alto, onde os ventos ganham voz.

“Uivante” era um adjetivo provinciano significativo, que descrevia a confusão atmosférica à qual aquela região estava exposta em dias de tempestade. Lá, de fato, devem soprar o tempo todo ventos puros e revigorantes: pode-se adivinhar a força do vento norte soprando sobre a propriedade por conta do ângulo excessivo de inclinação de alguns abetos atrofiados na parte de trás da casa; e por uma série de espinheiros cujos galhos se esticavam todos na mesma direção, como se ávidos por um esmola do sol. Felizmente o arquiteto anteviu o fato de que a construção deveria ser resistente: as estreitas janelas estavam bem embutidas nas paredes, e as esquinas eram protegidas por pedregulhos salientes.

Lockwood vai visitar a casa de Heathcliff para acertar questões sobre o aluguel, e fica muito intrigado com os moradores daquela casa: Hareton, Catherine, Joseph e o próprio dono. Além das curiosidades da própria construção, que afligem o senhor Lockwood e sem espaço para perguntar sobre, ele decide guardar para si.

Depois de visitar o mau humorado senhor Heathcliff várias vezes,  e em uma destas passar por um clima nada agradável, Lockwood fica doente e se faz necessário repouso. Para ocupar o tempo, ele pede a sua governanta, senhora Dean, que mate sua curiosidade sobre O Morro dos Ventos Uivantes e seus habitantes.

A senhora Dean trabalhou por muito tempo na residência, e conhece todas as suas verdades mais obscuras. Ela é quem narra a maior parte do livro, trazendo detalhes e mais personagens para a trama.

A escrita de Emily instiga o leitor, fazendo-o devorar a história, deixando sempre aquele toque de suspense, tragédia e curiosidade.


! ! ! SPOILER ! ! !

Bom, a história de maneira nenhuma foi feita para deixar o leitor com um sorriso no rosto e com o coração quentinho, muito pelo contrário. As relações dos personagens e suas decisões são cruéis, e na minha opinião cumpre com a expectativa da autora, de mostrar a terrível realidade humana.

Por eu não ter costume de ler coisas do tipo, com um grau tão alto de realidade, confesso que teve um grande impacto de primeira. Não consegui me afeiçoar com os personagens que tiveram atitudes, que ao meu ver, são duras demais.

O senhor Heathcliff é o que mais me causou aversão, as atitudes dele com as pessoas e as decisões egoístas me fizeram odiá-lo. Posso dizer que comemorei quando ele morreu, a existência dele era completamente nociva para todos com quem convivia.

A Catherine Earnshaw é uma das minhas personagens favoritas, mesmo ela tendo atitudes que eu não concorde muito. Ela é autentica, e não tem medo de demostrar o que sente, e sua morte foi terrível, no sentido de dolorosa.

O Edgar é literalmente um príncipe, fiquei totalmente apaixonada. As suas ações para com a Catherine, sua irmã, filha, e todos, são totalmente genuínas e bondosas. CRUSH CRUSH ❤

Eu fiquei com muita dó do Hareton e da Catherine Linton, e quis matar o Linton pelas coisas que fez, mas no fundo é capaz de ser compreendido.

Em geral, eu acho que a Nelly é uma fofoqueira em certas ocasiões e o Joseph é um hipócrita.

O final do livro me agradou bastante, eu estava esperando um final bem mais triste, mas meio que surpreendeu com um casal inesperado.

E eu não podia deixar de ponderar aqui que, a edição da Principis possui diversos erros de português e formatação.

E aí já leu ou ouviu falar desse livro? Me conta!✈️📚

Deixe aqui embaixo sua opinião sobre a resenha!👇🏽❤

Espalhe isto!

Um pensamento em “RESENHA – O Morro dos Ventos Uivantes

Deixe um comentário

Clube do Gueto