Resenha de Novembro

Agora sim, a resenha de Novembro – 281 Dias para Recuperar Um Sorriso.

Autora: Vanessa S. Marine
Páginas: 398 Páginas
Editora: Duplo Sentido Editorial
Edição: 2

Não irei postar a sinopse novamente, até porque ela já foi posta no post anterior sobre esse livro, então partiu ir direto para a resenha:

O livro é narrado em primeira pessoa – por Amanda, personagem principal -, onde ela narra os fatos sobre a sua expulsão do time, e para estragar mais ainda sua vida, segundo ela, Amanda – sem querer – acaba por encontrar uma VHS de sua mãe – Modelo que aparece na segunda capa do livro -, o problema é que ela, Eleonor, faleceu no seu parto e graças a isso e o acréscimo do melhor amigo de sua mãe, que havia pego tudo que havia sobre sua mãe, desde sua história, fotos e cartas, TUDO. Ela nem ao menos pode saber o gosto musical de sua mãe, já que seu pai não gostava de falar sobre o assunto. Voltando a essa VHS, Amanda ao acessar o conteúdo – depois de passar para um CD/DVD – descobre ser uma música autoral de sua mãe. Resignada a homenagear o pai e trazer a felicidade que com o tempo foi levada dele, ela decide apresentar aquela música para ele, só que tem um problema, Amanda é jogadora de futebol e não sabe NADA de violão, quanto mais de música.

Do outro lado temos o misterioso, bonito – aparentemente gostoso – e irresponsável Fernando, um guitarrista de uma banda – da qual foi expulso logo no início da história -, que se mete em  uma enrascada e uma troca com seu pai. Seu pai – o treinador do time ao qual Amanda foi expulsa – barganha com ele um carro, este diz que somente irá da-lo se Fernando entrar para o time de futebol, ocupando a posição de Amanda, mas assim como a garota ele entra em um dilema ele não sabe nada de futebol – ou quase nada – e isso os leva a um acordo em que ambos poderiam ou não acabar se matando.

Amanda junto a Fernando tem aulas particulares – e climas –  em um clube afastado da cidade chamado Primavera. Essa dupla junto dos irmãos Gabriel e Pedro Fernandes driblam seus pais para manter em segredo suas aulas. A pesar disso Amanda se surpreende com as amizades – com meninas – que forma ao longo do ano e com o prêmio que eles conquistam em uma competição que pôde levar Amanda – e o Fernando – para uma cidade no fim do mundo para conseguir as coisas de sua mãe de volta e concluir sua homenagem para que a felicidade retorne a seu pai.

Amanda e Fernando lutam para alcançar seus objetivos e com isso vencer as batalhas impostas a eles. Vanessa – não sei como  – emocionou a todos que leram sua história com assuntos relacionados a bullying e machismo. Mostra que independente do lugar, da cultura e dos limites, tudo pode ser conquistado com um pouco de barganha, de luta e de amigos que jamais desistam de você e que sempre estarão lhe apoiando e dando base para que algo seja construído mais tarde.

 

 

Esperam que tenham gostado desta resenha e comente o que achou, se já leu e tenho certeza que até você se interessou por esse romance de Vanessa S. Marine.

Resenha de Novembro

One thought on “Resenha de Novembro

Deixe uma resposta