Resenha A revolução dos bichos

Resultado de imagem para a revolução dos bichos

 

Titulo: A revolução dos bichos

Autor: George Orwell

Editora: Companhia das letras

Páginas: 152

 

 

Resenha

A fabula traz a história da Granja do Solar, onde o Major, um porco de competição que está morrendo, reúne todos os animais para contar sobre um sonho, onde ele acredita em uma revolução que proporcionará aos animais poderem trabalhar e prosperar sem a presença de humanos. Após a morte de Major e os cuidados cada vez mais escassos dos donos da granja, os animais acabam por se revoltar e expulsam todos os humanos, renomeando o local para Granja dos Bichos.

Os animais desenvolvem um sistema de pensamento chamado Animalismo e estabelecendo 7 mandamentos a ser seguidos, que basicamente presam que todos são iguais e que os animais são bons e amigos, e os humanos são maus e inimigos. A partir dai, cada um recebe uma tarefa e todos os resultados são repartidos igualmente entre eles.

Tudo corre bem, até que os porcos, que tomaram o comando das ações na granja começam a se considerar mais inteligentes. Por acreditarem que pensar pelos outros é um trabalho ainda maior do que os trabalhos manuais, exigem regalias e benefícios para si.  Os suínos corrompem os mandamentos ao seu favor, modificando pequenos detalhes, que passam despercebidos dos demais animais, que são manipulados e facilmente esquecem das coisas.

Os porcos se aproximam cada vez mais dos humanos, usando suas roupas, vivendo em sua casa e até andando sobre duas patas, algo que antes era rejeitado por todos eles. Isso acaba criando um novo sistema de “escravidão”, agora incitada pelos próprios semelhantes. No fim do livro temos a seguinte citação, que ilustra om clareza o sentimento de confusão vivido pelos demais animais.

Espalhe isto!

5 pensamentos em “Resenha A revolução dos bichos

Deixe um comentário

Clube do Gueto