- Este tópico contém 5 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 2 meses atrás por Beatriz Raquel Lira da Fonseca.
- AutorPosts
- 27 de agosto de 2019 às 16:26 #4643
Qual é o livro mais impactante que vocês já leram? Porque?
27 de agosto de 2019 às 16:44 #4647É isto um homem do Primo Levi pq, além do livro ser memórias do autor durante seu tempo num Campo de Concentração, ele mostra nuances desse período que eu nunca tinha visto em outros livros e filmes. O livro retrata a desumanização dos judeus, ao ponto, de eles não serem vistos mais como homens dignos, se quer, da compaixão e empatia dos outros prisioneiros. Foi um livro que me impactou de verdade e que levantou inúmeras reflexões.
27 de agosto de 2019 às 20:20 #4649Dá pra fazer uma lista de livros que me levaram a reflexão:
- Eu, Tituba… A feiticeira negra de Salém, de Maryse Condé. De forma romanceada trata da versão de Tituba a escrava que “deu causa” a histeria coletiva de Salém, nos EUA no século 17. Uma visão impressionante de o quanto o ser humano pela ignorância pode ser influenciado e do quanto o preconceito deixa marcas irreparáveis nos seres humanos e na história.
- Baratas, de Scholastique Mukasonga. Sobre o genocídio em Ruanda nos anos de 1990. Uma triste história onde brancos se aproveitam de diferenças éticas entre os tutsis e os hutus para terem domínio sobre uma região e um povo, não só usando as diferenças históricas entre as tribos, mas usando o domínio econômico e religioso.
- O Homem como invenção de si mesmo, de Ferreira Gullar. Impressionante a forma com que Ferreira Gullar argumenta sobre a existência a capacidade do homem inventar a vida, seu mundo e valores e assim inventar até Deus para nos conferir esperança de redenção.
- Rabo de Foguete, de Ferreira Gullar. Um relato biográfico dos anos .de exílio de Ferreira Gullar, As fugas e angustias sentidas por Ferreira Gullar por ter assumido sua forma de pensar contraria ao regime militar nos anos de 1968 no Brasil. É um livro que nos faz pensar no quanto foi difícil e perigoso os anos de chumbo no Brasil pra quem ousava em pensar livremente.
- O velho e o mar, de Hernest Hemingway. É pura reflexão sobre o poder da vontade humana, nos faz refletir sobre nossa utilidade como seres humanos e nossa capacidade de superação. Leitura emocionante de tão poética.
- A metamorfose, de Kafka. Depois que se supera a imagem da criatura metamorforseada a gente começa a entender o peso da transformação que Kafka queria. Não tem como não pensar nas hipóteses que o autor nos traz sobre a invalidez do ser humano. Livro sensacional.
27 de agosto de 2019 às 22:29 #4655@heloisafernandes O velho e o mar e Metamorfose tb me impactaram, fiquei alguns dias processando todas as questões levantadas por eles.
28 de agosto de 2019 às 08:27 #4665O toque da Vampira, porque trata de certa forma de preconceito.
28 de agosto de 2019 às 16:44 #4689A terra dos desaparecidos, Márcia Arantes
- AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.