- Este tópico contém 5 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 3 meses atrás por Eduarda.
- AutorPosts
- 7 de agosto de 2019 às 19:06 #3206
Como vocês protegem seus livros? Plástico? Fazem vistoria na estante? De quanto em quanto tempo?
7 de agosto de 2019 às 20:38 #3208Os meus estão guardados dentro do meu guarda-roupa.
8 de agosto de 2019 às 09:09 #3226Os meus ficam expostos nas prateleiras, só tiro pó e não deixo pegar luz solar diretamente neles.
8 de agosto de 2019 às 10:32 #3231Ana Karolina, logo essa pergunta… Meu hobby é encadernação e restauração de livros, e o cuidado é constante com meus preciosos ahuahauha
Basicamente: Conservo em prateleiras, afastados da parede e com leve folga entre eles, sem luz direta do sol, limpando-os em frequência de 6/6 meses, com pincel em cada um deles, e a limpeza é da estante também. A frequência depende de muitos fatores, se o ambiente é úmido demais, fechado por muito tempo, se acumula poeira com facilidade, se os livros são antigos, ou se novos, etc.
Quando compro livro de sebo a limpeza é mais cuidadosa: folha por folha, capas, calor indireto e banho de bicarbonato, se for preciso.
Não plastifico, isso estraga o livro, tem papeis específicos para isso, mas não uso também.
Se houver algum rasgão não ponho durex, isso também estraga o livro, tem material próprio para isso. Se desfolhar, eu reencaderno novamente.
Fiz uns vídeos com dicas… Tá meio tosco, não levo jeito pra isso… mas fiz… tá no Youtube, acessa aqui.
8 de agosto de 2019 às 12:46 #3236Ai que legal, Helô!!! A medida que fui lendo sua resposta já estava pensando em pedir dicas. Obrigada!!!
22 de agosto de 2020 às 17:44 #12845Eu só tiro pó do livro, fora isso não faço nsda de especial
- AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.