Cuidado com livros

Home Fóruns GERAL Cuidado com livros

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    @eusouakarolinada
    Participante
    7 livros
    0 bookcoins

Como vocês protegem seus livros? Plástico? Fazem vistoria na estante? De quanto em quanto tempo?

Lany
    Participante
    9 livros
    0 bookcoins

Os meus estão guardados dentro do meu guarda-roupa.

Van Amaral
    Participante
    3 livros
    0 bookcoins

Os meus ficam expostos nas prateleiras, só tiro pó e não deixo pegar luz solar diretamente neles.

Heloisa Mendonça
    Moderador
    10 livros
    0 bookcoins

Ana Karolina, logo essa pergunta… Meu hobby é encadernação e restauração de livros, e o cuidado é constante  com meus preciosos ahuahauha

Basicamente: Conservo em prateleiras, afastados da parede e com leve folga entre eles, sem luz direta do sol, limpando-os em frequência de 6/6 meses, com pincel em cada um deles, e a limpeza é da estante também. A frequência depende de muitos fatores, se o ambiente é úmido demais, fechado por muito tempo, se acumula poeira com facilidade, se os livros são antigos, ou se novos, etc.

Quando compro livro de sebo a limpeza é mais cuidadosa: folha por folha, capas, calor indireto e banho de bicarbonato, se for preciso.

Não plastifico, isso estraga o livro, tem papeis específicos para isso, mas não uso também.

Se houver algum rasgão não ponho durex, isso também estraga o livro, tem material próprio para isso. Se desfolhar, eu reencaderno novamente.

Fiz uns vídeos com dicas…  Tá meio tosco, não levo jeito pra isso… mas fiz… tá no Youtube, acessa aqui.

@eusouakarolinada
    Participante
    7 livros
    0 bookcoins

Ai que legal, Helô!!! A medida que fui lendo sua resposta já estava pensando em pedir dicas. Obrigada!!!

Eduarda
    Participante
    3 livros
    0 bookcoins

Eu só tiro pó do livro, fora isso não faço nsda de especial

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
Clube do Gueto