É importante saberem que sou apaixonada por Machado de Assis, é um dos meus escritores favoritos, já li quase todas as obras dele, e meus olhos brilham ao discutir as obras dele, porém eu não possuo experiência e nem intelecto para entender a complexidades exposta nas suas obras.
Para quem nunca leu e nem sabe do que se trada a história vou tentar contar um pouco sem dar spoiler. O personagem principal é o Bento Santiago, no início ele se apresenta como bentinho, no decorrer do livro ele se auto denomina como Bento e já próximo do fim ele é o Dom Casmurro, essa mudança de nome representa a evolução do personagem. O livro é narrado em primeira pessoa, ele foi escrito por Dom Casmurro, e ele mistura acontecimentos passados com o presente, o objetivo dele é explicar o passado para ele mesmo, para assim entender o motivo de sua vida atual estar do jeito que estava.
Machado escreveu como as obras de teatros eram escritas, o que permite a fluidez dá leitura, este formato consiste em cintar um personagem em um capítulo e apresenta-lo no outro, ou seja, no início da trama você acaba conhecendo todos da vida de Bentinho e quase nada da história de vida dele.
Dom casmurro foi criado pela mãe, seu pai morreu quando era pequeno, porém todos da família ajudaram na sua educação , que no caso são o Cosme, seu tia, e Justina, prima da sua mãe , por fim tinha o agregado o José Dias que dava suas opiniões para educar Bentinho.
A vida de Bentinho não é muito emocionante, ele vai para o seminário e larga o seminário porque quer se casar com Capitu , ao se libertar do seminário faz direito, em seguida casa com Capitu, se torna vizinho do melhor amigo dele, tem um filho, e nas últimas 40 páginas dá os seus argumentos da traição de Capitu. Porém , para entendera complexidade dessa obra é preciso prestar atenção aos detalhes.