Clara dos Anjos-Lima Barreto

Nos primeiros capítulos o livro apresenta todos os personagens do livro, que devem ser lidos com muita atenção, pois é fácil se perder, a leitura é fluída , é um livro recheado de criticas sociais.

Clara dos Anjos, personagem principal, é uma menina de 17 anos, ingênua, amorfa, sem experiência de vida, pois ela não saia de casa, as pessoas que ela mais convivia eras os amigos dos pai dela. O pai de Clara, Joaquim dos Anjos, não era presente, pois passava o dia todo fora para ganhar o sustento de cada dia, e sua mãe Engrácia, não a aconselhava e nem deixava ela sair de casa sozinha.

Clara Morava no subúrbio, é importante ressalta que o nome Clara dos Anjos é uma ironia, pois a personagem é negra. Tudo muda na vida de Clara no diva do seu aniversário , neste dia ela conhece Cassi Jones, um jovem branco, metido a gringo, sem caráter nenhum, ele tinha mais de 10 acusações de desfloramento, naquela época tirar a virgindade de uma moça e não casar era crime, é importante ressaltar que no século XX uma das maiores tragédias que poderia acontecer na vida de uma mulher era perder a virgindade, e para completar Cassi seduziu varia mulheres casadas.

Marrameque, padrinho de Clara, conhecia bem a reputação desse Cassi, logo ele foi contra a ida dele para o aniversário de Clara, porém ele era um violeiro muito famoso, mesmo sendo medíocre, assim Cassi não perde tempo e se insinua para Clara.

Ocorre várias tragédias no decorrer da história , a denúncia da vulnerabilidade da população negra é presente em vários momentos,  o autor também mostra o abandono dos subúrbios, e TODOS os personagens são pobres  e a maioria deles encontram conforto para a sua miséria no parati. E se preparem para o final, pois ele é o mais triste que poderia ser.

 

DICAS E CURIOSIDADES:

Tem um personagem chamado Leonardo Flores, que é a representação de como o autor se via e vivia a vida.

Lima Barreto era negro, logo ele escrevia tudo que ele via

O autor não teve reconhecimento em vida, pois as suas obras criticavam a sociedade e na época o que fazia sucesso eram histórias idealizadas, por isso era frustado e descontava na bebida.

Espalhe isto!

Deixe um comentário

Clube do Gueto