Logo nas primeiras linhas, há a noticia da morte de Ivan Ilich, ao receber a notícia da morte de algum parente ou amigo o que você sente?
Ivan Ilich é um funcionário público típico , ele baseava a sua felicidade nos bens materiais , na boa posição social, no casamento e no jogo. O personagem era feliz até que pegou uma doença misteriosa, a qual o deixou no leito de morte, neste momento Ivan Ilitch reflete sobre toda a sua vida, e percebe que a viveu da pior forma possível.
O quê você faria se estivesse no lugar personagem?
DESESPERO, AFLIÇÃO, ARREPENDIMENTOS , foram esses os sentimentos que invadiram o ser de Ivan Ilich, pois ele viu que viveu a sua vida inteira para suprir a expectativa dos outros, o livro é permeado estes sentimentos, mais a indiferença das pessoas que o cerca.
Nesta obra, o leitor percebe a forma que a vida não deve ser vivida e as consequências de viver de forma errada, se você está em dúvida de como aproveitar a vida e fazer dela um espetáculo digno de ser aplaudido de pé , leia este livro e você saberá como não viver, de uma forma que é um tapa na cara no leitor.
O escritor é Leon Tolstoi, Russo, autor de Guerra e paz e Anna Karenina, foi publicado em 1886, e é uma obra prima da literatura, além disso é um livro rápido para ler e com reflexões incríveis.