A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta.
A sugunda regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta.
Esta é a terceira regra do clube da luta, quando alguém diz “pare” ou fica desacordado, mesmo que esteja fingindo, a luta acaba.
4° Somente dois podem lutar
5° Uma luta de cada vez
6° Sem camisa, sem sapato
7° As lutas durarão o tempo que for necessário
8° E última regra: Se é o seu primeiro dia no clube da luta, você tem que lutar.
Se você está aqui é porque alguém quebrou a primeira regra do clube da luta. Só é possivel saber o nome do personagem no decorrer da historia, logo vou chama-lo de narrador para não dar spoiller. O narrador sofre com insônia, ele passa por diversos médicos para tentar se curar, até que um deles manda a real dizendo que insônia não é um problema tão grave assim que existe doenças piores como câncer, e completa dando a recomendação para o narrador ir em grupos de apoio para ver como ter insônia não é tão grave assim.
Assim, o narrador vai todos os dia para grupos de apoio de pessoas que estão morrendo e isto faz ele se sentir melhor, ele fez isso durante dois anos. ” Se não consigo chegar ao fundo do poço, não posso ser salvo.”, o personagem diz frases como está no decorrer da história, além de a insônia o deixar desesperado, ele se sente como uma pequena engrenagem desse grande sistema capitalistas, umas vez que ele consome para suprir o seu vazio, para lhe dar mais alegria, o que não dá certo como percebemos, ele trabalho em um emprego de merda, tem um patrão carasco. Todos esses fatores afligem o narrador.
Porém, tudo muda quado o narrador conhece o Tyler Durden, e juntos criam clube da luta. ” O que acontece no clube da luta, não acontece em palavras.”, um lugar onde os membros sente-se livres e felizes, pois no clube da luta ninguém é um fracassado todos são importantes, e todos sentem o sabor da vitória em algum momento.
Durante a história, acompanhamos o desespero, a frustração, a confusão mental do personagem, o desfecho do enredo não é tão surpreendente quanto as mensagens passadas nas entrelinhas, porém o que mais me chamou atenção foi o prólogo , em especial o ultimo parágrafo.
Os homens lutam contra os homens. Às vezes as mulheres lutam umas contra as outras. Eles lutam do mesmo jeito que têm feito há séculos. No mundo deles, com pouco dinheiro, posses e nenhuma educação ou oportunidade, a coisa que eles mais esperam o ano todo é o festiva.
Então, quando estão exautos, os homens e as mulheres vão para a igreja.
E se casam.
Estar cansado não é o mesmo que ser rico, mas na maior pate do tempo é quase a mesma coisa.
É um obra incrível , a sua mensagem principal é seja você mesmo, corra atrás dos seus sonhos , questione se os seus sonhos são seus ou são sonhos impostos pela mídia ou sociedade, é um choque de realidade, nela podemos perceber as consequências de viver as custas da expectativa dos outros. Também é filosófica, dialoga com o niilismo é o complexo de Édipo.
Eu adoro o filme! Eu ainda não li o livro, mas quero muito ler um dia
@adriana é muito bom, vc não vai se arrepender, e ainda é um livro bem rápido de ler mesmo tendo muitas páginas