Tertuliano Máximo Afonso é um professor de história , que necessita de estímulos. pois vive aborrecido e com marasmo da vida. Se divorciou e nem lembra o motivo de ter se casado. Vive sozinho, para ele é um duríssimo castigo, uma vez que é penoso e dramático a solidão. Tudo muda na sua vida quando seu colega professor de matemática recomenda um filme que não uma grande obra do cinema, mas pode o entreter por uma hora e meia, o nome o filme é: “Quem Porfia Mata a Caça.”(que significa, quem insisti muito alcança).
Em uma noite ele termina por assisti este filme, porém percebe que há um ator que é a sua cópia , parece seu irmão gêmeo , isso o perturba. A consequência disso é que a seu desempenho no trabalho cai e sua relação com Maria da Paz, a mulher que ele costuma sair fica abalada, pois ele se empenha em encontrar o seu sósia , já que ele se sente menos ele ao saber que exite uma pessoa igual a ele.
Depois de tantas pesquisas Tertuliano consegue achar o Antônio Claro, seu sósia, com isso ele fica mais calmo, porém a história se inverte, agora é o ator que fica perturbado com a existência de Tertuliano, nesse momento já estamos quase na metade da história. Tertuliano e Antônio marcam de se encontrar, e Antônio persuade Tertuliano para eles trocarem se lugar , pois o ator deseja sair com Maria da Paz.
O desfecho é inesperado, o final da obra é o começo e o começo o final, pois é um livro cíclico. Saramago trabalho o conceito do duplo, e levanta questionamentos como, o que faz um ser humano único ? Será que se encontrasse um ser humano igual a você isso faria você menos você ? o que te tornas você mesmo?